Tempo de leitura: < 1 minuto

Matéria publicada hoje pelo jornal A Tarde revela a terrível situação de grande parte das unidades básicas de saúde de Ilhéus. Segundo a reportagem de Ana Cristina Oliveira, dos 37 postos existentes no município, 16 funcionam precariamente.
“Em geral, dispõem de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário, mas estão desabastecidos de medicamentos, insumos básicos para urgência e até material de higiene”, informa o jornal soteropolitano.
Planejadas para garantir uma estratégia de prevenção de doenças e reduzir a demanda pelos hospitais, as unidades básicas têm importância vital para a saúde da população. No caso de Ilhéus, melhor dizendo, elas teriam essa importância, se funcionassem.

0 resposta

  1. ITABUNA NAO FICA ATRAZ, QUANDO ESTAVA LENDO A REPORTAGEM PENSEI ATE QUE FOSSE ITABUNA.
    O GOVERNADOR ONTEM, DANDO RESPOSTA AO “APELO” DO PREFEITO ELE FALOU QUE , O MUNICIPIO TEM QUE TER UM BOM ATENDIMENTO PREVENTIVO NOS POSTOS , PARA QUE O DOENÇA NAO AVANCE
    E LEVAR O PACIENTE NECESSITAR DE INTERNAMENTO HOSPITALAR.
    SE ESTADUALIZAR O HBELEM O ESTADO NAO FARÁ MILAGRES MAIS MELHORARA MUITO ESTA LEVA DE MORTE NO HBELEM .
    E O MEDO DO PREFEITO DE SEUS COMISSIONADOS PERDEREM O PREMIO DO EMPREGO COMISSIONADOS.

  2. É lamentável tamanho desrespeito ainda mas se tratando de saúde. Só fico imaginando das pessoas que realmente NECESSITAM das medicações, curativos nos postos. Muitos nem ganham 1 salário minimo para viver como ainda desviar dinheiro para medicações que teriam que ter nos postos sendo direito de qlqr cidadão? isso com certeza os grandes que estão na liderança de nossa cidade não sabem o que é.
    Lei nº 8.080
    de 19 de Setembro de 1990.
    TÍTULO II
    Do Sistema Único de Saúde
    § 1º – Estão incluídas no disposto neste artigo as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para a saúde.
    É direito de qlqr cidadão ter td que necessita para preservar ou melhorar sua saúde. Por isso temos que lutar por nossos direitos diante do municipio assim como federal e estadual.

  3. Vamos perguntar a esta reporter onde estão estes postos, pois para quem não a conhece, ela é conhecida por tentar fazer entrevista por telofone ,no ouvir falar, coletando informações de blogs e conversas de comadre, profissional sem credibilidade e o jornal a tarde poderia fazer uma pesquisa sobre a ¨reporter¨,melhor dizendo quem a conhece?

  4. Antônio Carlos, não posso garantir que a repórter foi a todos os Postos de Saúde, mas trabalho no Posto Nelson Costa e lá ela esteve. No Nossa Senhora da Vitória também foi porque tenho amigos que trabalham lá e que deram entrevista para ela.

  5. fizeram inauguração de posto de saude com as MACAS DO HBLEM. MOVEIS EMPRESTADOS DE OUTROS SEGUIMENTOS DA PREFEITURA.
    ASSIM É BOM ENGANAR O POVO.E DEPOIS POUSAR DE BOM MOCINHO.
    TUA BATATA DA ASSANDO PREFEITO.

  6. Imagine, a festa de aniversário de Itabuna foi linda, um espetáculo, como muitos adoraram. Mas o que mais Itabuna precisa e necessita é mais estrutura, pra que gastar tanto dinheiro nessa festa, enquanto falta remédio em postos de saúde, postos de saúde em situações que nem caschorro vive, funcionários recebendo salário em dia ou até nates da data, mas lógico com o salário que Azevedo paga ele tem mais é que pagar em dias mesmo, pois paga somente o salário seco, quem realmente trabalha ele corta, insalubidade, plantão serviços e gratificações.
    Enquanto que tem motorista sendo diretor e recebendo plantão serviços, Fg, insalubridade, diferença de salário, e várias gratificações e o pior sem trabalhar, enquantto tem serviços gerais que não recebe insalubridade, que realmente trabalha, então isso entriste qualquer cidadã itabunese. Ao invés de azevedo agir dessa forma, usa mais a cabeça e agi, Itabuna precisa de um homem que faça acontecer Itabuna e ficar sentado e mau assessorado como o prefeito dessa cidade.
    Então fico muito triste em saber que Itabuna fez uma festa bonita no dia 28 de Julho, enquanto no dia 29 de julho a realidade é outra. A realidade de Itabuna no dia seguinte é isolamento, falta de material, pacientes morrendo por falta de medicamento, postos de dsaúde sem funcionar, funcionários revoltados. Então azevedo não adiantou a festa enquanto o povo Itabunense sofre com todo o descaso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *