Tempo de leitura: < 1 minuto
Lourenço agita a irmandade ilheense (Foto JBO).

O médico José Lourenço detonou a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus e disse haver interesses da provedoria na terceirização de serviços da instituição filantrópica. As críticas foram feitas em artigo publicado no site Jornal Bahia Online (confira a íntegra clicando aqui).

José Lourenço afirma que o desânimo atingiu os funcionários da instituição e lembra o fechamento da UTI do Hospital São José por falta de pagamento dos médicos, apesar de receber repasse em dia por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

O médico lamenta os leitos vazios e o sucateamento do Banco de Sangue sob a suspeita de que esteja sendo preparado para a terceirização. E completa: “Atualmente a entidade transformou as suas missões filantrópicas em interesses lucrativos. O que se vê são espaços sendo terceirizados”.

Por fim, ele defende a intervenção do Ministério Público estadual na Santa Casa, “antes que seja tarde demais”. E aponta possível uso da instituição em por parte de integrantes da provedoria.

– Para que uma instituição filantrópica ande de fato é necessário que os administradores não procurem ser beneficiados direta ou indiretamente, através de formas lucrativas e de acordo com os seus próprios interesses.

13 respostas

  1. VEJAMOS O QUE OCORRE COM A NOSSA, SANTA CASA DE MISERICORDIA DE ITABUNA. NÃO É DIFERENTE SÓ TEM GANTES, VEJA A NIVEL BRASIL. A SAUDE NÃO É LEVADA A SÉRIO.

  2. O BRASIL PRECISA REVER OS VALORES DAS VERBAS PARA A SAÚDE.

    NA SANTA CASA DE ITABUNA, A FILANTROPIA SO FUNCIONA NA DOCUMENTAÇÃO PARA BENEFICIAR A ADMINISTRAÇÃO, O POVO NAO PASSA NEM DA GUARITA NO CALIXTO NÃO ATENDE NEM FUNCIONÁRIO FORA DO HORÁRIO DO SERVIÇO, NO HOSPITAL NOVAIS CRIANCINHAS TEM QUE IR PARA A GRANDE FILA DO IPEPI, GESTANTES SÃO MALTRATADAS, CIRURGIAS DE MIOMAS ESTA SUSPENSAS PELO SUS. A ONCOLOGIA FOI FEITO UM PAVILHÃO COM DINHEIRO DO REFO-SUS , ESTE ANO DE 2012, FOI FECHADO E TRANSFORMADO EM APARTAMENTOS DE COVENIOS A SESAB SABE NAO FEZ NADA É CONIVENTE, OMISSA, OS POVÃO NAO VAI NO MINISTÉRIO PUBLICO POIS ESTE ÓRGÃO ESTA DESACREDITADO PERANTE A POPULAÇÃO. ENQUANTO ISSO A SANTA CASA QUE DE SANTA NAO TEM MAIS NADA USA OS DOCUMENTOS DA FILANTROPIA PARA APARELHAR AS INSTALAÇÕES PARA USO DOS CONVENIADOS DE PLANOS E PARTICULAR. ACORDA GOVERNADOR, DEPOIS QUE PERDER AS ELEIÇÕES DE 2014, NAO VENHA PRA CÁ DIZER QUE O POVO NÃO SABE VOTAR. A SESAB PARECE TRABALHAR CONTRA O GOVERNO WAGNER.

    O DEPUTADO GERALDO TEM AJUDADO A SANTA CASA COM EMENDAS NA CAMARÁ , AGORA MESMO MANDOU 2.5(DOIS MILHÕES E QUETOS) PARA A SANTA CASA, TENHO CERTEZA QUE SERÁ USADA NOS CONVENIO E PARTICULAR.O POVO NÃO USARA DISTO , E OS CONVENIADOS E PARTICULAR QUEREM DE VOLTA AO PODER DA BAHIA OS CARLISMOS, JUNTO COM O DETONADOR DA BAHIA GEDDEL.

    ACORDA DILAM E WAGNER , REVEGAM ESTES SECRETARIOS POIS 2014 ESTA CHEGANDO. ESTA FILANTROPIA QUE SO BENEFICIA AOS FAZEDORES DE TERCERIZAÇÕES.

    O SÃO LUCAS ESTA SENDO IGUAL OU PIOR DO QUE UM POSTO DE SAÚDE. O LABORATÓRIO QUE VEIOU PARA O SÃO LUCAS SUMIU , OS EXAMES DE SANGUE SÃO ENVIADOS PARA A SANTA CASA, AI DEMORA TEMPO QUE UM PACIENTE PODE MORRER, SENDO QUE A SESAB COLOCOU UM LABORATÓRIO NO SÃO LUCAS E A SESAB PODE IR LA SABER ONDE ENFIARAM O LABORATÓRIO E O BANCO DE SANGUE DO SÃO LUCAS E DO NOVAIS,?? ISTO É UMA VERGONHA. ACORDA PARTIDOS POLÍTICOS DE DIREITA E DE ESQUERDA,CANDIDATOS A VEREADORES OU A PREFEITO DEFENDA O POVO AGORA FORA DA ÉPOCA ELEITOREIRA, PARA DEPOIS NÃO TEREM VOTOS DIGNOS DE PALHAÇOS.

  3. Parabéns Dr. Lourenço pela iniciativa e compromisso com a comunidade. A Santa Casa é um patrimônio do povo e está servindo a interesses de uma minoria que vem escancaradamente acumulando bens e empregando familiares com sálarios exorbitantes. A intervenção do Ministério Público é, de fato, a única alternativa para salvar esta Instituição, bem como às famílias que dependem desse emprego.

  4. Mais uma vez,parabenizo esse grande médico o sr dr. José Lourenço. Já fui seu paciente,sei da sua capacidade e competencia.Tem respaldo para demonstrar toda sua indignação, que é a mesma nossa.

  5. Até que emfim alguém de coragem para denunciar as quadrilhas da saúde existentes nas santas casa da Bahia.Em Itabuna não ´=e diferente, a santa casa nunca presta conta de nada o conselho de saúde eles figem que não existe.Eo estado o sr.Secretário usa a máxima de” finge que executa o serviço e eu vou fingir que ta certo”.Aqui tudo ja é terceirizado só o MP que ainda não percebeu.Agora a oncologia será totalmente de gestão da Santa Casa ….éo verdadeiro Salve-se quem poder….Ah,isto sem falar no salários milionários que os diretores e o presidente ou sei lá o que recebem …isto sim é que é filantropia!!!

  6. Agora tá virando moda terceirizar a saúde. Em Canavieiras,o prefeito eleito, Almir Melo, também vai terceirizar o Hospital Regis Pacheco. É como dizia aquele personagem do Chico Anísio, ” o povo que se…

  7. Até que enfim apareceu um homem de respeito para defender a Santa Casa,pois se depender de muitos fica como está.A santa Casa é caso de Policia Federal,e Ministerio Publico.

  8. VEREADORES CONVIDEM A ADMINISTRAÇÃO DA SANTA CASA DE ITABUNA PARA PRESTAR CONTAS A SOCIEDADE.

    A EMPRESA LIVRE ONDE ESTA VOCÊS SERÁ QUE SÃO TODOS JABAZAIROS.

    MINISTÉRIO PUBLICO SOCORRO, TEM CRIANÇAS MORRENDO ENQUANTO ELES TERCEIRIZAM INSTITUIÇÃO PUBLICA COM O DOCUMENTO DE FILANTROPIA SÓ PARA SE BENEFICIAREM COM DESCONTOS E DOAÇÕES GOVERNAMENTAIS, TENHA DÓ E MEDO DA JUSTIÇA DE DEUS, O CÂNCER , VEIOU PARA OS RICOS E POBRES, UM PARENTE DE VOCÊ PODEM PRECISAR DA SAÚDE PUBLICA.

    PARTIDOS POLÍTICOS ACORDA A POLITICA NÃO É SO PARA SER EXERCITADA EM ÉPOCA ELEITORAL NÃO.DEPOIS NÃO CHOREM NEM CULPE AOS ELEITORES AS DERROTAS. PARECEM QUE SÓ AUMEIJAM AO PODER EFÉMERO CAMBADAS.

  9. Essa denúncia é muito grave, a população de Ilhéus, as autoridades competentes, MP e Conselho Municipal de Saúde devem se pronunciar e investigar, já que esta instituição recebe volumosa quantia de recursos públicos do SUS.
    O que se sabe há muito tempo é que a instituição só anda em crise, porém o patrimônio de alguns grupos só cresce… é grupo de anestesistas, da oncologia, da pediatria, da administração, e agora da UTI!!!

  10. Trabalhei ali muito tempo e posso diser que o problema ta na direção muito chefe índio querendo mandar na mesma tribo não da certo. Os donos do hospital eles mesmos que dirrubam a casa os irmão não existem porque são alguns velhinhos que não tão nem ai e outros recebem por fora uma graninha pra calar a boca e não se involver nos procesos adiministrativos do hospital e outros trabalham lá no hospital mais é gente coligada dos donos do hospital.
    Até hoje não recebi meus tempos, é uma cançeira disgramada, já que é assim vou falar o que sei, esse hospital só vai melhorar se mudar a direção cabeça mais fresca, mais jovem com outras ideias, esse provedor que ta ai é só fachada, não manda em nada não paga nem o aluguel da clinica dele de cancer que ele tem la dentro do hospital e usou o nome do hospital pra pegar dinheiro emprestado pra coisas pessoais dele e investir na faculdade dele, a chefe do setor de pessoais é uma cavala mal educada e nem sabe o que ta fazendo lá mais é uma das donas do hospital, a chefe do tesouro manda muito ali dentro e coloca um monte de parente se um funcionario falar demais ali com os do dela é problema, a dona do banco de sangue é a mesma coisa colocou a família toda ali dentro e ainda comprou um carro para um baixinho careca que recebe salario só pra fazer coisa de pessoal dela ninguém ve esse rapaz trabalhando la dentro, mais de todas ai quem manda mesmo e da a ultima voz é a chefe do faturamento ela manda em todos e faz o que quer ali dentro, porque sabe das falcatruas de todos e os desvios de dinheiro ai ficam com medo de abri o bico até no provedor ela manda. Coitado do nosso antigo provedor que Deus o tenha tinha pena dele ali o quanto sofreu manipulacão, os donos tão ricos e os miseraveis passando fome mas a mão de Deus é pesada a justiça vem no final e vem forte. O povo tinha que escolher quem ia tomar conta dessa santa casa, mas pena que é tudo manipulado o povo não ve isso e deu até dinheiro pra ajudar, cade aquelas reunião, acabou ninguem quer saber mais de nada, foi tudo fachada pra enganar o povo. Acorda minha gente.

  11. Gostariamos de uma matéria pra descobrir pra nós quem são os IRMÃOS DA SANTA CASA DE ILHÉUS. E pq eles não se envolvem com o que está acontecendo atualmente, não podemos deixar o hospital fechar por negligencia de diretoria com objetivos tendenciosos. E esse estatuto que ninguém vê, pq eles escondem tudo se é uma instituição de caridade e filantrópica?? Precisamos de uma matéria, que só o pimenta pode fazer, o que eles podem fazer é negar responder, mas não custa tentar tem algo muito estranho ai. Veja que os links que algumas Santas Casas mostram sem medo seus estatutos e os irmãos:
    http://santacasacafelandia.com.br/irmandade/irmandade.php
    http://www.santacasa.org.br/institucional/direcao-executiva
    http://www.santacasadearapongas.com.br/noticias/noticias.php?cod=44
    http://www.santacasadracena.com.br/irmandade.htm
    Não podemos deixar cair no esquecimento novamente.

  12. m hospital que só contrata parente, não tem entrevista criteriosa pra avaliar o perfil do profissional, não fazem avaliações, teste etc…, ali entra qualquer um seja da limpeza, enfermagem e por ai vai. Basta ser parente dos chefes.
    O resultado foi um bebê queimado, atendimento precário e com mal vontade, as recepções atendem muito mal, só atende bem se for amigo de fulano de tal da recepção. Medicamento é aplicado errado nos pacientes, parece até que não sabem ler ou identificar os leitos, rola muita cobrança indevida aos pacientes, médicos são mal educados e não atendem direito seus pacientes, a direção não manda nos médicos é tudo solto lá dentro, chega a hora que quer e fazem de gato e sapato os pacientes. Lá tem até enfermeiro que transa com outra enfermeira e espanca a mulher pq pegou ele no flagra. Enfermeiros transando nos postos esquecendo de cuidar dos pacientes, ou seja tão morrendo por uma trepadinha. Se vacilar e for perguntar alguma coisa na área técnica eles não sabem responder, ta na hora de sair os DINOSSAUROS desse hospital e dar lugar a quem está atualizado e com vontade de trabalhar.

  13. SACANAGEM AMEAÇARAM O DONO DO BLOG DO GUSMÃO DE MORTE, CASO ELE NÃO RETIRA-SE UNS COMENTÁRIOS QUE SÓ DIZ A VERDADE SOBRE ESSA SANTA CASA.
    NÃO PODEMOS MAIS NOS EXPRESSAR, CADÊ NOSSOS DIREITOS???

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *