Tempo de leitura: < 1 minuto
Praça abandonada atrai moradores de rua e gera desavenças (Foto do leitor).
Praça abandonada atrai moradores de rua e gera desavenças (Foto do leitor).

A menos de 800 metros da Prefeitura de Itabuna, a Praça Simão Fiterman, no São Caetano, está abandonada. A sujeira e a iluminação deficiente geram queixas de comerciantes, taxistas e moradores do bairro.

A praça é das poucas áreas abertas e de lazer no São Caetano. A situação de abandono acabou por atrair moradores de rua, que formaram barracos de papelão na praça e lá mesmo fazem as suas necessidades.

– A maior reclamação é com relação aos moradores de rua que têm tornado um suplício diário a convivência naquela área – diz o comerciante Flávio Barreto. As desavenças constantes ocorrem, segundo testemunhas, pelo desrespeito por parte dos moradores de rua.

16 respostas

  1. A miséria incomoda quando invade espaços de convivência centrais das cidades. Mas a realidade é que tem gente vivendo em condições sub-humanas lá nas periferias, zonas rurais de Itabuna, onde nossos olhos não alcançam. Essa gente que mora na rua não respeita esses limites, não fica lá no favelão contido pelos “muros” sociais. Invade, defeca, urina, faz sexo, se droga, se embriaga tudo nas nossas fuças, nos nossos espaços sagrados. Somos obrigados a olhar para eles, sentir a catinga dos dejetos e muitas vezes limpar a bagunça. É assim até às vésperas das eleições onde os prefeitos fazem o trabalho de higienização social (joga num caminhão e solta na próxima cidade). Não serei hipócrita, admito: É duro encarar o “produto final” da politicagem, da exploração, da violência institucional. Agride, choca, atrapalha. A questão é complexa e todos temos responsabilidade. Vamos começar cobrando o Governo Vane (o mais próximo de nós “cidadãos”) sobre o que vai ser feito com o censo e cadastro populacional dos moradores de rua de Itabuna. Acredito que o objetivo era mapear o quadro. Agora que venham as politicas públicas, sabendo que essa gente que incomoda, essa gente deformada pela violência da sociedade, pela violência institucional sempre vai andar por aí nos incomodando, nos assombrando e principalmente nos fazendo refletir sobre quem nós somos e para onde vamos. E só esclarecendo eu não sou da CROPOFILIA, da Teoria do Caos nem do contra. Quero cidade limpa e praça bonita, respeito aos comerciantes e moradores dos bairros centrais, mas isso nunca vai acontecer enquanto a periferia e a zona rural de Itabuna forem abandonadas. Ou vamos todos ao paraíso ou ardemos JUNTOS nosso inferno social.

  2. Este local é mais uma vergonha para nossa cidade. Tem de tudo, bêbados, drogados, roubos,sujeira, brigas entre membros dos que ocupam a praça como moradia. Vc fica com medo de passar por ali. Coitados dos comerciantes que ficam naquela redondeza, ter que ficar o seu dia a dia convivendo com tudo aqui. Imagine que esta praça é a principal do bairro São Caetano, onde fica o Centro Administrativo. Precisamos urgente de providências por parte dos dirigentes desta cidade para salvar aquela praça.

  3. Estão convencidos de que tem todo DIREITO de fazerem o que quiserem…

    As inúmeras leis brasileiras acabaram transformando o Brasil um país sem lei.

  4. Seu Pimenta,

    Em sua campanha VANE disse que ia revitalizar as praças de Itabuna. Que eram mal iluminadas,sujas e etc. VANE não está nem ai para o lazer e nem a segurança das pessoas. É por isso que está com 72% de rejeição!

    O vereador aqui do bairro (Chico Reis) já fez diversos pedidos ao poder executivo cobrando limpeza de canais, revitalização da feira e da praça do São Caetano. Mas esse governo é uma decepção e faz pirraça com Chico Reis.

  5. Não é problema exclusivo da praça do São Caetano, acontece inclusive no centro da cidade. Em outros bairros existem praças que não têm a mínima feição de praça tal o abandono. Triste isso!

  6. Esta entre tantas outras praças refletem o caráter do desGoverno Vane, ou melhor dizendo, revela os péssimos secretários importados pelos partidos, sem nenhuma afinidade com o povo. Até quando Vane vai tirar uma de Lula e dizer que não vê, não sabe… De nada!
    Reforma administrativa já! E por favor coloque como dizem no linguajar popular na rural os secretários da: assistência social, emasa, infraestrutura, planejamento… Por que se há algum plano nesta última secretaria deve ser para eleger Davidson!

  7. Por favor dirigentes de Itabuna, recuperem nossa praça, é a única que temos no bairro São Caetano. Está impossibilitada de frequentar.

  8. Sou morador deste bairro desde o ano de 1969 , e nunca ví tanto abandono nesta praça, vergonhosa é muito pouco, isto ´e mesmo ridículo e irresponsável. A pracinha do são Caetano virou abrigo de vagabundos e a população do bairro, fica a ver navios sem um local sequer que possa sair de casa para respirar, para encontrar os amigos, ou até para levar os filhos para brincar. Alem dos tradicionais “meotas”, o comercio ocupou as calçadas da praça, são barracas que vendem os mais variados produtos ocupando um espaço que devia ser do povo, quem os colocou la? Cd’s pirartas, produtos do Paraguai, acarajés, salgados e sucos, caldos de cana,chaveiros e agora até uma central de moto taxi. E nós, o povo?

  9. Sem falar na poluição sonora, no tráfico de drogas nas portas dos outros, nas brigas de madrugada, palavrões e tudo de perversão. Piora na sexta feira até a segunda para começar tudo de novo de noite. Verdadeira baderna. Negociam de tudo, todo tipo de lixo. Esperem pela JUSTIÇA divina, ela vem para todos.

    Enquanto isso o entorno das autoridades é o céu. Lá ninguém tolera baderna não, somente a classe C da C…

  10. Pediram um tempo para colocarem “a casa em ordem” mas, vamos trabalhar de verdade. Nada de enganação e pintura de meio fio!!!!!!!!!!

  11. Já passou da hora de essa praça ter um módulo policial. E Passar por uma boa reforma. Afinal é a praça do maior bairro de Itabuna. Acorda VANE!

    Kd a SAS que não tem um programa pra recolher esses moradores de rua??
    Esse secretario de SAS tem que mostrar pra que veio.

  12. Não é só esta praça que está abandonada. Itabuna inteira vive um completo abandono. Os governantes nada fazem e,o povo que deveria ser o mais zeloso,é o primeiro a quebrar,sujar e depredar os bens públicos se esquecendo que somos nós mesmo que pagamos a conta. Não adianta nada cobrarmos,reclamarmos,exigirmos se nos não fizermos nossa parte como cidadãos.

  13. As Praças, Ruas, Avenidas e os Bairros de Nossa Cidade Em Total Abandono. Quando Será Que Itabuna Terá Um Prefeito de Verdade?!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *