skip to Main Content
27 de novembro de 2020 | 03:39 pm

REVOLUÇÃO NAOMARIANA

Tempo de leitura: 2 minutos

jorge portugal2Jorge Portugal | jpportugal@uol.com.br

Não à toa, em recente encontro internacional de educação, realizado na Coreia do Sul, o ministro da Educação, Prof. Renato Janine Ribeiro, classificou a UFSB como uma das duas universidades de vanguarda do Brasil.

Acaba de começar no sul da Bahia uma verdadeira revolução no âmbito do ensino superior do país, e para o ensino baiano em particular. Seu nome: UFSB. Seu comandante-em-chefe: Prof. Naomar Almeida. Sim, ele mesmo que, ainda na condição de reitor da Ufba, implantou a bem sucedida política de ações afirmativas, que mudou a cara e a cor da universidade, e ainda instituiu os Bacharelados Interdisciplinares, buscando atualizar a nossa “Federal”, ajustando-a à moderna visão de universidade, mundo afora. Sei que não foi fácil. Acompanhei a sua árdua luta de convencimento aos seus pares, e vibrei com sua vitória final.

Cumprida a missão “ufbeana”, Naomar partiu para a concretização do seu sonho maior e pleno: a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, dando forma final e definitiva ao modelo que sempre esteve na cabeça de Anísio Teixeira, mas também no bojo do pensamento de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Milton Santos. Não à toa, em recente encontro internacional de educação, realizado na Coreia do Sul, o ministro da Educação, Prof. Renato Janine Ribeiro, classificou a UFSB como uma das duas universidades de vanguarda do Brasil. A outra é a Universidade Federal do ABC paulista.

A UFSB já nasce com um elenco de professores-doutores na sua totalidade; mantém e até amplia a estrutura dos Bacharelados Interdisciplinares e, culminância das culminâncias, em vez de estar narcisicamente voltada para as suas pós-graduações, inclina o seu olhar para o ensino médio da rede pública, como forma de desativar a “bomba social” do país. Por isso, a participação do Prof. Naomar e da UFSB no Pacto Social da Bahia tem sido necessariamente fundamental. Os colégios universitários nas demais cidades onde não há campus formal (Ferradas/Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) darão nova vida e qualidade aos estudantes da região, que já respirarão o “ar universitário” antes mesmo de ingressar no ensino superior.

Reitor Naomar e sua equipe da UFSB: magníficos!

Jorge Portugal é poeta, educador e secretário estadual de Cultura.
(Artigo publicado no Facebook da UFSB.)

Esta publicação possui 2 comentários
  1. Limo na Pedra.

    Uma certa feita,batendo papo cujo conteúdo aleatório,um doce colega meu,disse me,a diretriz da Polícia militar,é não deixar um coronel muito tempo comandando um quartel,pra não criar limo.

    Este doce colega,um ser humano extraordinário,pelo qual,aprendi muito a trabalhar com o mesmo,eu indaguei,como assim;Ele disse me,uma pedra encoberta de limo,nada atinge a mesma,a pedra fica protegida,exemplo”comandando muito tempo uma unidade,cria vícios,pode criar uma rede de corrupção,pode também criar
    vínculos e ser candidato a cargo eletivo. Prefeito,Deputado,Vereador,etc.”

    Eu entendi e concordei,mas,suponhamos que nada de ruim este servidor nada de vícios nocivos as pratique,ele respondeu,”é o justo pagando pelo pegador.”

    É justamente o que ocorre no Brasil,pelo qual o “partido dos trabalhadores” há 12 anos “governando” o Brasil,o limo se espalhou como um rastro de pólvora e,se faz presente em cada palmo de terra do Brasil,exemplo; este do anunciado acima.

    São os bajuladores de plantão,igual este cujo anunciado retrata,são uma praga nociva à sociedade,são evas daninhas que nos cabe jogar veneno para exterminá-la
    mais depressa pra não criar limo na pedra.

    “O verdadeiro líder é aquele que está vacinado contra o bajulador,esses vírus
    letal que só destrói a digna convivência humana. Quem esculta ou ler e não consegue separar a lisonja da verdade,termina sendo tão pobre quanto o próprio bajulador.”

    Onaldo Queiroga.

  2. Blá,blá,blá,blá,blá.

    Traidor dos Professores na Greve Estadual de 2012.

    Não merece o meu respeito.

    Ignoro hoje suas palavras. Está a serviço desse PODER IMUNDO instalado no País e na Bahia.

    Representante legítimo da ESQUERDA CAVIAR. Sempre quiseram ser a BURGUESIA. Nojo!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top