Tempo de leitura: 4 minutos

marco wense1Marco Wense

 

O Brasil vai sair dessa grave crise, mais política e ética do que econômica. Os bons políticos querem. Todos nós queremos. Só os idiotas e imbecis torcem pelo “quanto pior, melhor”.

 

O quarteto tucaniano, composto por Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin, não tem um ponto de equilíbrio em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

FHC e Aécio defendem dois caminhos: o da renúncia de Dilma, que é um ato unilateral, e o do Tribunal Superior Eleitoral, que vai julgar se houve abuso de poder e financiamento irregular na campanha de 2014.

O posicionamento pela renúncia, que leva o vice a assumir a presidência da República, é de mentirinha. Querem um desfecho contra Dilma e Temer. Ou seja, via TSE, que, julgando procedente a ação do PSDB, poderia definir por novas eleições, no prazo de até 90 dias, ou pela posse de Aécio Neves, segundo colocado no processo sucessório. O comando do Palácio do Planalto ficaria, interinamente, com o incendiário Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados. É bom lembrar que Cunha pode virar réu a qualquer momento. O evangélico parlamentar é investigado pela Lava Jato, acusado de ter recebido uma propina de cinco milhões de dólares no esquema do petrolão.

O senador José Serra concorda com a renúncia de Dilma, mas não quer nem ouvir falar do TSE. Torce por uma decisão do TCU condenando as chamadas “pedaladas fiscais”. Por mais estranho que pareça, Serra é um pró-Temer. Trabalha, sorrateiramente, contra o “companheiro” Aécio. Serra quer ser uma espécie de super-ministro em um eventual governo peemedebista. Com Aécio Neves no poder, o tucano-temista seria impiedosamente isolado, tratado com desdém, defenestrado. O roqueiro e doidão Lobão, cotado para ser o titular do ministério da Cultura, teria mais prestígio do que Serra.

Uma decisão desfavorável a Dilma no Tribunal de Contas da União abriria as portas do Congresso para um processo de impeachment por crime de responsabilidade. Temer assumiria o comando do País se o afastamento fosse concretizado.

Sobre as “pedaladas”, escrevi, em 31 de julho, que os governos de FHC (1995-2002) e o de Lula (2003-2010) maquiaram as contas públicas para garantir o pagamento do seguro desemprego. O TCU não tomou nenhuma providência. O que antes era aceitável é agora crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Bastou um piscar de olhos na direção do impeachment.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o corpo, a alma e o espírito voltados para a eleição de 2018, é contra o impeachment. É outro que vem rifando Aécio Neves. Para que o projeto seja aberto pela Câmara, é preciso o apoio de 342 deputados. Seguindo para o Senado, o aval tem que ser dado por 54 senadores.

Parabéns a Renan Calheiros, presidente do Senado, que, juntamente com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, trabalham na criação de uma agenda positiva, suprapartidária, de interesse nacional. O Brasil acima da politicagem.

Quando questionado sobre a grave crise, o senhor Aécio Neves, até hoje inconformado com o inquestionável resultado das urnas, diz, com aquele inerente deboche, que “cabe ao governo, e não à oposição, buscar soluções”.

Ora, o PSDB não aponta soluções porque não tem competência para apontá-las. A sinceridade parte do próprio tucanato, do vice-presidente nacional da legenda e ex-governador de São Paulo Alberto Goldman: “o PSDB não tem projeto de País”. Finaliza dizendo que “a legenda não é capaz de dizer o que faria se tivesse vencido as eleições do ano passado”.

Setores da chamada “grande imprensa” e importantes lideranças políticas de oposição começam a perceber que o impeachment é o pior dos cenários. João Roberto Marinho, um dos três sócios majoritários das Organizações Globo, diz que “o sucessor da presidente Dilma será quem vencer as eleições de 2018”. Editorial da Folha de São Paulo que “a ala aecista não pode subordinar os meios jurídicos a seus fins eleitorais, vergando as regras da democracia para encurtar o caminho até o poder”.

Clique no link abaixo para ler o artigo na íntegra.

Geraldo Alckmin, o tucano mais lúcido, reafirma, peremptoriamente, que “a questão do impeachment não está colocada”. Renan Calheiros que “a sociedade não quer que o Congresso ponha fogo no País”.

Pelo andar da carruagem, o inconformado Aécio Neves dificilmente será o candidato do PSDB na eleição de 2018. O patinho feio do impeachment está cada vez mais isolado, depenado e com o bico quebradiço.

Não há mais espaço para o golpismo. O Estado Democrático de Direito, instaurado com a Constituição Federal de 1998, a Constituição Cidadã promulgada pelo saudoso Ulysses Guimarães, agradece.

O melhor regime político é a democracia, mesmo com muitos defeitos e grandes injustiças sociais. A operação Lava Jato é a prova inconteste de que as instituições estão fortalecidas e consolidadas.

O Brasil vai sair dessa grave crise, mais política e ética do que econômica. Os bons políticos querem. Todos nós queremos. Só os idiotas e imbecis torcem pelo “quanto pior, melhor”.

Viva a democracia! Viva o Brasil! Fora os golpistas de plantão.

PS (1) – A presidente Dilma Rousseff não vai renunciar. Não vai jogar na lata do lixo uma história de luta. Dilma Vana Rousseff é uma mulher digna e honrada. Os que hoje pregam a renúncia como ato de grandeza, são os mesmo que amanhã vão dizer que foi covardia.

PS (2) – A operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e o governo Dilma vão deixar um legado ao País: o implacável combate à corrupção. Os ricos e os políticos passam a ter medo da justiça.

11 respostas

  1. O MAIOR GOLPE:

    o saqueamento dos cofres públicos da nação….

    e ficar colocando a culpa em Marechal Deodoro da Fonseca!!!

    Rapaz, sai dessa!

  2. Nem quero fazer uma sinopse a respeito dos períodos Colonial, Imperial e Republicano do Brasil.

    O anunciado entende que,a permanência deste covil de sindicato de ladrões continuar governando o Brasil,o país vai sair mais fortalecidos na ética e mais política.

    O que deve ser uma ideia extremamente de cunho ideológico,”ideologia deve ser jogada no vaso sanitário” Marilena Chauí.pensadora.

    Vejam o mensalão,a ética e a política ficou mais forte segundo o anunciado,a corrupção se institucionalizou e só foi descoberto pela imprensa, assim como o mensalão, era criação da imprensa.

    Desta feita,a imprensa não foi acusada até mesmo pelo o autor do anunciado,mas a quem o autor seque,ainda acusa a imprensa a serviço da elite e tentam um golpe no país.

    O Sr.Fernando Collor foi afastado do poder e a mídia geral falava que o Brasil saiu fortalecido e a corrupção era o fim no Brasil,tal ideia é equânime do anunciado acima, diante da permanência “dos sindicatos de ladrões governando o Brasil”. Ministro do STF. Gilmar Mendes.

    O que o Brasil pensa não é sigla partidária,o que para muitos brasileiros são covil de ladrões,cujo anunciado invoca tal siglas,o povo brasileiro quer que um cachorro seja presidente do Brasil do que uma sigla do PT que são todos bandidos,bem como,os aliados,quem for honrado,se afaste do PT.

    Que seja dado o Impeachment da ladra nº2 e que vá pra cadeia junto com o ladrão nº 1,que ambos estão prostituindo o Brasil,infelizmente é por isso que o Brasil vive até no pescoço nos excrementos humanos,cuja maioria são frutos destes dejetos pelo qual,segundo o anunciado;”o patinho feio do Impeachment está cada vez mais isolado depenado e com o bico quebrado”.

    Pra vergonha das pessoas de bem deste pais,cuja chacota no mundo nos causas extremos constrangimentos e maior vergonha em ser uma gente corrupta imunda desprovida de tudo. Marques do Lavradio,vice-rei do Brasil. 1769-1779,11º vice-rei do Brasil.

    “Entretanto,ideias e pensamentos são livres,mas discordar com as ideias são sentimentos mais nobres entre civilizações e uma prova cabal,que a sociedade vive”

    Poeta desconhecido.

  3. Não houve nenhum combate a implacável a a corrupção or parte dos Petralhas. O que houve por eles foi roubo deslavado, em que, se não houvesse um Juiz PROBO, ele iram continuar a roubar o pais. Cara Wense, afirmar que houve COMBATE A CORRUPÇÃO por parte de Petistas é fazer galhofas da nossa mente. o quadrilheiros do PT roubaram,assaltaram o Pais, não houve combate nenhuma corrupção. Que Pais é esse que você Wense PINTA???????

  4. Petista é assim, roubam a Petrobras, derrubam o PIB , não conseguem conter a inflação que já está em dois dígitos, pedaladas que rebaixaram a nota do Brasil que se aproxima perigosamente abaixo do grau de investimento, e quem que o PSDB tenha resposta para tirar o Brasil deste caos. Faça o favor. Sejam menos idiotas. Ninguém quer dar golpe, só queremos limpar o Brasil destes incompetentes e corruptos.

  5. VEJAS COMO OS GOLPISTA DO PSDB AECIPO NAO TEM CONDIÇOES PORQUER E MOLEQUE O FHC LASCOU COM OS TRABALHADORES CHAMOU OS APOSENTADO DE VAGABUNDO A INFRAÇAO NO GOVERNO DELE CHEGOU A 58 POR CENTO VENDEU TODAS AS ESTATAIS DIZENDO QUE ERA PARA A SAUDE,O EDUARDO CUNHA NAO TEM MORAL NENHUMA PRA FALAR DA PRESIDENTA ELE RECEBEU 5 MILHOES DA PETROBRAS, E PRA SER ESPULSSO DA CAMARA DOS DEPUTADO.

  6. Lula em 2018.. A imprensa é suja..o Aecio é podre.. Aqui em MG ele é odiado!!!

    O Juiz Moro esta conduzindo a Lava Jato de qualquer jeito, com vazamento seletivos e fazendo o que a torcida paulista manda.. Corre sério risco de ter todo o trabalho perdido no STF devido a essa condução fajuta..

    Sou a favor das investigações e prisão para os corruptos..mas tudo tem que ser apurado com cautela..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *