Tempo de leitura: 2 minutos

helenilsonHelenilson Chaves 

 

Desde que a vassoura-de-bruxa chegou ao sul da Bahia, de forma intencional ou por absoluta negligência dos órgãos de vigilância fitossanitária, a outrora pujante civilização cacaueira vem definhando, mergulhada numa crise que parece não ter fim.

 

 

Treblinka, o terrível campo de concentração na gelada  Polônia em que milhares e milhares de judeus foram brutalmente assassinados pelo terror nazista durante a 2ª. Guerra Mundial, é um dos símbolos trágicos da história recente da humanidade.

Guardadas as devidas proporções e com o necessário respeito à memória dos que pereceram e de seus familiares que sobreviveram com as marcas da dor irreparável, temos no sul da Bahia uma espécie de Treblinka ao céu azul, em que milhares de pessoas foram condenadas, senão à morte brutal, a um definhamento lento e progressivo, que se arrasta há quase três décadas.

Não é propriamente um campo de concentração, longe disso, mas criou-se uma espécie de gueto formado por mais de 100 cidades e com uma população superior a um milhão de pessoas, vítimas de uma  insensibilidade que supera todos os limites do tolerável.

Desde que a vassoura-de-bruxa chegou ao sul da Bahia, de forma intencional ou por absoluta negligência dos órgãos de vigilância fitossanitária, a outrora pujante civilização cacaueira vem definhando, mergulhada numa crise que parece não ter fim.

Uma região que gerava 1 bilhão e 600 milhões de dólares, viu esse valor minguar para 240 milhões de dólares em duas décadas e a produção de cacau, seu principal produto, cair em 80%. O impacto dessa catástrofe atingiu a todos, ricos e pobres, gerou desemprego em massa, fechamento de empresas e uma crise social que pode ser sentida nas pequenas, médias e grandes cidades.

Quando precisou agir, o governo agiu mal e errado. Um plano de recuperação da lavoura completamente equivocado, que fez a produção cair em vez de aumentar, e elevou as dívidas dos produtores à estratosfera. O remédio que era para salvar levou a região à UTI, onde ela definha até hoje, porque em outro gesto de insensibilidade, o governo passou a cobrar por dívidas impagáveis, através dos bancos oficiais, pelas quais os produtores não eram responsáveis.

A falta de lideranças políticas com poder de reivindicação e capacidade de mobilização só fez agravar esse quadro. Governo após governo, a região continuou relegada ao abandono, apesar de em épocas passadas ter contribuído de forma substancial com a economia baiana e brasileiro.

Planos efetivos de renegociação das dívidas dos produtores em condições reais de quitação dos débitos (mesmo quando o caso é de perdão das dívidas) e da liberação de recursos para a retomada da produção de cacau, que a despeito da necessidade de diversificação continua e continuará sendo nosso principal produto, nunca saíram do campo da promessa.

Não é possível esperar mais. É preciso que as autoridades adotem medidas efetivas para a recuperação da lavoura cacaueira e a consequente retomada do desenvolvimento regional.

Caso isso não ocorra – e ocorra já – nossa região estará condenada ao extermínio econômico, com todas as consequências nefastas que isso representa para toda a sua gente.

Helenílson Chaves é diretor do Grupo Chaves.

5 respostas

  1. Nestes últimos 14 anos foi uma desgraça pra Região Cacaueira,”governo PT” perdoou dívidas de 12 doze países africanos causou prejuízo ao Brasil de mas três bilhões de dólares e países governados por ditadores, corruptos que a polícia americana descobriu fortunas em contas secretas destes corruptos aliados do PT.

    O quanto a dívida dos produtores de cacau devia ser anistiado a região voltasse ser uma região capaz de gerar emprego renda e produzir riqueza,não causaria nenhum prejuízo ao tesouro do Brasil,mesmo porque seria bem menos a dívida dos produtores de cacau e era um uma ação de reconhecimento o quanto o cacau fez pelo Brasil,sustentava mais de 4OO mil famílias,construindo estradas,escolas e trilhões de dólares em imposto sustentando a máquina pública.

    PT destruiu a região cacaueira,acabando com a riqueza da lavoura e nestes 14 anos poderia fazer desta região e outras do Brasil,só bastava não doar dinheiro
    para Cuba,Venezuela,Bolívia,republica dominicana,dinheiro este que foi desviado
    do povo brasileiro em moeda viva,trilhões de dólares.

    O crime que o PI cometeu no Brasil nestes últimos 14 anos,foi o mesmo que os alemães foram vítimas do nazismo,e o que vive a Venezuela e os cubanos,terra de pedintes e prostitutas,agravante dominado pelos traficantes e violência extrema.

    Homens de caráter cuja ancestralidades irretocável,que um fio de bigode vale o quanto uma assinatura,coronéis de cacau preferia morrer mas não fazia exame de próstata,seria uma grande desonra,talvez ato de ignorância.

    Já que o PT é uma legião de bandidos e saqueadores dos cofres públicos,talvez por receio de propor anistiar a dívida dos cacauicultores por exigir propina de
    1O% ou 2O% para o PT, devido origem dos produtores de cacau cuja características honestidades.

    O quanto não pagamento de honrar dívidas, fora causada por imprevisibilidade de
    praga vassoura-de-bruxa,portanto, não foi culpa dos produtores de cacau,neste caso merece o perdão da dívida pelo governo e o mesmo vai sair ganhando pelo resgate da vida literalmente em toda Região.

    Região Cacaueira volta a produzir riqueza e quem ganha é o País,uma pena que o PT nestes 14 anos anos plantou miséria para Brasil e riqueza a outras nações.
    República do Congo,352 milhões de dólares,Tanzânia 237 milhões de dólares,Guine,
    Costa do Marfim,Guiné-Bissau,Republica Democrática do Congo,S.Tomé dos Principe,
    Etiópia e outros o que corresponde prejuízo ao Brasil mais de 3O bilhões de dólares,fortuna que o PT jogou na lata do lixo da corrupção de ditadores e ladrões,segunda o governo americano e grande fortuna foi aprendida em nome destes amiguinhos do PT.

    Aliás a desgraças não é restrita a Região Cacaueira é o Brasil como todo,é o legado da peste do PT,saquear roubar o Brasil, que vai ser um século para recuperar a riqueza do País.

  2. Caros amigos, a inversão de valores e critérios foi a tônica desta praga intitulada PT. Hoje , exatamente hj , o governo petista da Bahia faz parcerias agrícolas com Angola. Declara que o sistema Bahia Produtiva tem bilhões de dólares pra investir é que 90% do cacau produzido é de assentamentos. Tudo mentira. A intenção deles é criar vínculos que favoreçam o desvio , desfalcando o correto.

  3. Helenilson, parabéns! Seu artigo está perfeito! Não sabemos até quando vamos aguentar! A falta de liderança, o egoísmo do produtor, que resiste em se unir e focar em soluções conjuntas, continuará com a destruição que nos foi imposta por agentes de um partido criminoso!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *