Tempo de leitura: 2 minutos
Itabunense João Rosário fatura ouro no Latino-Americano de Kettlebell || Foto Divulgação
Itabunense João Rosário fatura ouro no Latino-Americano de Kettlebell || Foto Divulgação

Mais de 40 competidores de toda a América Latina participaram na última sexta-feira (28), em Viña Del Mar, no Chile, do Torneio Latino-Americano de Kettlebell Sport. Dentre eles, quatro brasileiros representando os estados de São Paulo e Bahia. O evento contou com a participação especial do russo Denis Vasilev, campeão mundial de Kettlebell

Único representante da Bahia, João Rosário conquistou a medalha de Ouro na prova Long Cycle, categoria para atletas até 73 kg com dois kettlebells de 24 kg. Na prova Long Cycle, o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça e vence o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova.

Rosário e os outros competidores brasileiros citaram o frio como um dos fatores negativos para a realização das provas, disputada no ginásio de esportes da Universidade Andres Bello. “Como não podemos calçar luvas, parecia que o frio intenso iria congelar as nossas mãos, devido ao contato com as alças de ferro do kettlebell”, disse o atleta.

João Rosário participou ainda de um relay onde equipes compostas por cinco atletas disputavam entre si a prova Long Cycle com kettlebells de 24 kg e sua equipe conquistou a segunda colocação. “No relay os atletas de cada equipe tinham que fazer 3 minutos dessa prova, vencendo a equipe que obtivesse o maior número de repetições. A minha equipe – eu e mais três chilenos –  conquistou a segunda colocação, recebendo um troféu pelo desempenho, que estou levando para meu país também”, informou.

O torneio foi organizado por Rodrigo Cañas, da empresa Pesa Rusa, a  pioneira na realização de campeonatos e cursos de qualificação em Kettlebell Sport no Chile, válido pela Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport – WAKSC. Em oito de setembro próximo, o Brasil recebe pela segunda vez uma etapa dessa mesma Associação, o World Grand Prix Séries Brasil, que será realizado no hotel São Salvador, em Salvador, a partir das 8 horas, tendo João Rosário como realizador e representante da Associação no Brasil.

QUEM É

Além de atleta, João Rosário é especialista em Kettlebell Sport, fundador e ex-presidente da Federação Brasileira de Kettlebell, pioneiro no treinamento de atletas e  promotor das principais competições no Brasil desde 2014.

Na quinta-feira, (27), véspera da competição, Rosário esteve na coletiva de imprensa do Torneio, realizada no Ginásio de esportes da Universidade Andres Bello (UNAB), mesmo local do torneio. Confira no vídeo: https://youtu.be/1uCidTSToro

Na oportunidade ele pode convidar  atletas sulamericanos para participar da etapa Brasil da competição em setembro. Além de Rodrigo Canãs, organizar do latino-americano, a coletiva contou com a presença  ilustre da prefeita de Viña Del Mar/Chile, Virgina Reginato Bozzo, do russo Denis Vasilev,  campeão mundial de Kettlebell e convidado especial do evento. Logo após, teve início a pesagem dos atletas.

Para conhecer um pouco mais sobre  o trabalho de João Rosário acessar o site www.brutalsc.com e sobre o GP Brasil no www.wkgpsbrasil.com.br

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *