Tempo de leitura: 2 minutos
Novo reitor da UFRB toma posse nesta segunda-feira

Terceiro colocado na lista tríplice, com três votos, o professor doutor Fábio Josué Souza dos Santos toma posse, na manhã desta segunda-feira (5), em Brasília, no cargo de reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para o quadriênio 2019-2023.

Fábio Josué vai substituir o reitor Silvio Luiz Soglia, que encerrou o mandato no dia 15 de julho. A vice de Soglia, Georgina Gonçalves dos Santos, atuou como reitora até o o último dia 30. Desde então, a UFRB está sem reitor porque o presidente da República e MEC atrasaram o nomeação do escolhido na lista tríplice.

Fábio Josué  foi último colocado na votação do Conselho Universitário (Consuni), realizada em fevereiro. A primeira colocada foi a professora Georgina Gonçalves dos Santos, que recebeu 17 dos 25 votos de diretores, professores, alunos e técnicos administrativos. A professora Tatiana Velloso ficou em segundo, com 5 votos.

Mas o professor Fábio Josué  acabou sendo o nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Fábio Josué é o atual diretor do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, e membro do Conselho Universitário da UFRB.

PERFIL

Fábio Josué é graduado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Fábio foi professor e coordenador pedagógico na Escola Básica no período de 1998-2002. É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Formação de Professores, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação (licenciaturas) e na pós-graduação, além de atividades administrativas.

Fábio Josué  também é membro do quadro permanente de professores do curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO/UFRB), onde foi coordenador entre setembro de 2015 e outubro de 2018.

Além disso, é líder do grupo de pesquisa Observatório da Educação do Campo no Recôncavo Vale do Jiquiriçá-Bahia (OBSERVALE/CFP/UFRB), onde coordena o projeto de pesquisa “Mapeamento da realidade da Educação do Campo nos territórios de identidade do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá-Bahia”, financiado pelo Edital nº 8/2015 – Jovem Cientista Baiano, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *