Rui Costa admite adotar restrição total a circulação de pessoas em Ilhéus e Itabuna || Foto Elói Corrêa
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante edição do PapoCorreria nesta tarde de sexta (24), o governador Rui Costa ameaçou baixar decreto proibindo qualquer pessoa de Itabuna e Ilhéus de sair de casa se não cair a taxa de crescimento de Covid-19 nestas duas localidades. O número de casos da doença nos dois municípios tem crescido entre 20% e 30%, diariamente, nos últimos nove dias.

– Não é possível. Se, até domingo, a gente mantiver essa taxa de crescimento em Ilhéus e em Itabuna, vou tomar atitude de [baixar] um decreto estadual proibindo a circulação de todas as pessoas, de qualquer pessoa, se mantiver essa taxa – disse ele.

Rui afirmou que haverá dezenas de mortes nos dois municípios, caso não haja queda no ritmo de novos casos nos dois municípios. “Não há condição de manter essa taxa de crescimento. Faço apelo dramático, como pai de família, cidadão, para você de Ilhéus e de Itabuna: Por favor, fique em casa. A taxa é insuportável, insustentável, crescer 20%, 30% de um dia para o outro em número de casos”, ressaltou.

Segundo ele, o prazo para análise vai até domingo (26). “Hoje é sexta. Se não reduzir a taxa, vamos proibir a saída de qualquer pessoa de casa até reduzir a taxa. Não tem condição”, disse ele. Até o final da tarde de ontem (23), Itabuna tinha 99 novos casos da doença e Ilhéus, 127.

SITUAÇÃO DRAMÁTICA

Costa citou casos do Amazonas, Pará e Rio de Janeiro, onde os médicos estão tendo que escolher quem sobrevive, por falta de aparelhos respiradores e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele ainda criticou ilheenses por estarem em grande quantidade nas ruas. Imagens da região central e grandes aglomerações foram mostradas.

– Então, por favor, não é possível ver essas imagens em Ilhéus como se nada estivesse acontecendo. Vou pedir à população que nos ajude, caso contrário, vamos ter que tomar medidas rígidas, completas, de fechamento total de qualquer atividade em Ilhéus e Itabuna até a gente reduzir essas taxas.

CRÍTICA A LOTÉRICAS E BANCOS

No apelo, Rui Costa criticou duramente as agências bancárias e casas lotéricas, onde está havendo maior aglomeração de pessoas. “Eu quero avisar, inclusive, aos bancos e às casas lotéricas. Ou vocês ajudam a organizar [as filas e evitar aglomerações] ou nós não vamos manter nenhum funcionamento de absolutamente nada caso a gente não consiga reduzir. Eu não quero ser cúmplice nem responsável por dezenas de mortes aí nestas cidades”. Confira o vídeo abaixo:

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *