Luciana Costa é eleita segunda vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de ganhar três centros de treinamento, a canoagem do sul da Bahia obteve mais uma conquista importante no cenário nacional. A ex-atleta da seleção brasileira Luciana Costa acaba de ser eleita 2ª vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Ela é moradora de Ubaitaba, município onde nasceu Isaquias Queiroz, um principais nomes da canoagem mundial.

Eleita na chapa “União para Reconstrução” para o período 2021-24, Luciana Costa afirmou ao PIMENTA que em 35 anos de existência da Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba, é a primeira vez que um representante da região é eleito para a direção da Confederação Brasileira. “Minha escolha representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado na Bahia. Estou muito feliz por ter sido escolhida”.

Luciana Costa destaca que Ubaitaba, com Isaquias Queiroz, conquistou três medalhas Olímpicas. “Mas não é só isso. Estamos participando desde a Olimpíada de Barcelona, em 1992, com Jeffeson Lacerda. Hoje estamos dando continuidade a esse trabalho iniciado naquela época. Nesses anos, a Bahia revelou vários talentos para a canoagem nacional”.

Além de 2ª vice-presidente eleita, Luciana Costa é coordenadora do Projeto Remando no Litoral Sul, que é desenvolvido em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O projeto beneficia 360 crianças de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Maraú. “Estamos trabalhando para oferecer condições da prática do esporte e descobrir novos talentos para a Canoagem Brasileira. Já estamos na terceira edição do projeto”, afirma.

FORTALECIMENTO DO NORDESTE

Luciana Costa é a primeira atleta do sul da Bahia a fazer parte da diretoria da Confederação Brasileira de Canoagem. “A nossa expectativa é de crescimento da canoagem nacional, com destaque para a região Nordeste. Estamos em processo de descentralização do esporte, com expectativa revelação de talentos de várias regiões do país, especialmente da Bahia”.

O novo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem é Jonatan Maia, que terá como 1º vice-presidente Rafael Girotto. Jonatan é ex-atleta da Canoagem Velocidade e dirigente esportivo. Ele atua na Associação Caxiense de Canoagem (ACCAN), onde é supervisor administrativo. De 2013 a 2019 foi supervisor do Remadas Solidárias em Caxias do Sul (RS).

Nos anos de 2004 a 2011 foi auxiliar técnico da Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Masculina e Feminina. Ele é formado em Educação Física.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *