Matheus comemora aprovação no Curso de Medicina
Tempo de leitura: 2 minutos

O estudante baiano Matheus de Araújo Moreira Silva, de 25 anos, deu um grande passo na vida e começou a transformar o sonho em realidade. O jovem estudou numa situação precária, numa casa sem energia elétrica, emprestada por uma amiga, e foi aprovado no Curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Morador de Feira de Santana, no interior da Bahia, o estudante obteve 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Ele ficou oito anos fazendo provas do exame e há quatro anos decidiu que queria entrar para um dos cursos mais procurados por estudantes em todo o país. Desta vez deu certo. A vaga garantida com a nota quase máxima em redação.

VAQUINHA VIRTUAL

Jovem estudou em casa sem energia elétrica

Com o primeiro objetivo atingido, Matheus de Araújo precisa vencer um novo desafio: manter-se no curso, distante de casa, no campus de Santo Antônio de Jesus. Para isso, lançou uma vaquinha virtual tendo como meta arrecadar R$ 30 mil para se manter quando as aulas presenciais foram iniciadas. As aulas remotas na UFRB começaram na segunda-feira (28).

Matheus de Araújo sempre estudou escolas públicas e concluiu o ensino médio em 2013. Dois anos depois, foi aprovado no Curso de Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), mas decidiu trancá-lo depois de cursar quatro semestres. Ele estava decidido que seria o primeiro médico da família e intensificou os estudos.

Filho de pais analfabetos e sem recursos para investir em um cursinho preparatório, o jovem estudava em uma biblioteca pública, que foi fechada ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Tentou estudar em casa, mas manter a concentração era impossível, pois eram sete pessoas morando no pequeno espaço.

O destino do jovem ganhou um novo capítulo em 2020, quando uma amiga emprestou uma casa para ele estudar. Sobrava vontade, mas as condições eram precárias. O imóvel não tinha energia elétrica nem ventilação adequada. Mas Matheus de Araújo já havia decidido que esses empecilhos não iriam pará-lo. A celebração veio quando o resultado do Enem foi disponibilizado. O desafio agora é torna-se médico. Sucesso, Matheus!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *