Tempo de leitura: 2 minutos

Filho: metralhadora (Foto Roberto Santos).

O ex-prefeito de Buerarema, Orlando Filho (PSDB), partiu para o ataque logo após depor na Polícia Federal hoje pela manhã. Acusado de participar de um esquema de compra de votos que teria beneficiado as candidaturas de Jutahy Jr. (PSDB) e Cláudia Oliveira (PTdoB), Orlando treinou a mira e descarregou toda a munição no juiz eleitoral local, Antônio Hygino, ao falar ao PIMENTA.
Hygino decretou os mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva, cumpridos na madrugada de hoje pela PF durante a Operação Paga:
– A questão toda é que Hygino resolveu me trucidar. No dia da eleição, colocaram a Polícia Federal em cima de mim e não acharam nada. Trata-se de uma perseguição inaceitável, absurda. Ele solta os bandidos da cidade e resolve prender pessoas de bem – disse, bastante irritado, numa referência à soltura de 19 detentos da cadeia pública local.
Orlando diz acreditar numa orquestração contra ele e acusa o magistrado de nutrir “raiva, rancor, ódio”. “Quem entende um pouco de direito, sabe que bastaria uma intimação para depor. Mas não foi isso o que ocorreu. Ele quer me fazer passar por constrangimento, quer me desmoralizar”.
O ex-prefeito observa que é servidor público federal, tem advogado e residência fixa. “Não devo nada e essa situação é inaceitável. Bastava me intimar e eu iria à polícia depor”.
Orlando relaciona os atos do juiz ao clima de disputa eleitoral eterna no município, após o pleito de 2008. O ex-prefeito arguiu suspeição do juiz em um processo eleitor que ainda pode tirar o atual gestor, Mardes Monteiro (PT), do comando do município.
O processo de suspeição não chegou a ir à frente pois, segundo argumentação do relator Eserval Rocha, foi apresentado fora de tempo. Hygino acabou “absolvido”.
Apesar disso, Orlando Filho disse que sempre tratou o magistrado respeitosamente. “Não concordo com a postura da Justiça. Ele tem um lado. Então, tem que matar o outro?”, questiona.
Filho disse que foi acordado por volta das cinco e meia da manhã e, ao ir depor, já via gente na rua “soltando fogos”. Para ele, a situação deixava claro que a notícia das “conduções coercitivas” de hoje teriam sido vazadas, propositadamente, pelo Judiciário, a fim de constrangê-lo. “Parecia que eu estava sendo preso. Não é verdade. Fui prestar depoimento na polícia”, assinala. O blog não conseguiu falar com o magistrado. Continuaremos tentando.

23 respostas

  1. Parabéns a vocês. Lançaram o outro lado da notícia, e agora os leitores leem as duas e analisam em quem acreditar.
    BUERAREMA CLAMA UMA NOVA HISTÓRIA.

  2. KKKKK,agora Orlandinho Beira-Mar é inocente?Além de comprar votos com a maior cara de pau tem coragem de criticar o judiciario q mostrou eficiência ao desmontar essa quadrilha que só querem limpasr os cofres públicos das sofrida Buerarema

  3. Parabéns ao site pela matéria. A perseguição que Orlando tem sofrido do Hygino é constante, onde o mesmo utiliza do poder que possui no intuito de prejudicar pessoas do bem.

  4. EU AJUDEI A DESTRUIR O RIO!
    Assim como foi no Rio está acontecendo na Bahia e em todo Brasil.
    Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica o “cinismo”
    dos jornalistas, artistas e intelectuais ao defenderem o fim do poder
    paralelo dos chefes do tráfico de drogas. Guedes desafia a todos que
    “tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir:
    eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro”.
    Leia o artigo na íntegra:
    É irônico que a classe artística e a categoria dos jornalistas estejam
    agora na, por assim dizer, vanguarda da atual campanha contra a
    violência enfrentada pelo Rio de Janeiro. Essa postura é produto do
    absoluto cinismo de muitas das pessoas e instituições que vemos
    participando de atos, fazendo declarações e defendendo o fim do poder
    paralelo dos chefões do tráfico de drogas.
    Quando a cocaína começou a se infiltrar de fato no Rio de Janeiro, lá
    pelo fim da década de 70, entrou pela porta da frente. Pela classe
    média, pelas festinhas de embalo da Zona Sul, pelas danceterias, pelos
    barzinhos de Ipanema e Leblon. Invadiu e se instalou nas redações de
    jornais e nas emissoras de TV, sob o silêncio comprometedor de suas
    chefias e diretorias.
    Quanto mais glamuroso o ambiente, quanto mais supostamente
    intelectualizado o grupo, mais você podia encontrar gente cheirando
    carreiras e carreiras do pó branco. Em uma espúria relação de
    cumplicidade, imprensa e classe artística (que tanto se orgulham de
    serem, ambas, formadoras de opinião) de fato contribuíram enormemente
    para que o consumo das drogas, em especial da cocaína, se disseminasse
    no seio da sociedade carioca – e brasileira, por extensão. Achavam o
    máximo; era, como se costumava dizer, um barato.
    Festa sem cocaína era festa careta. As pessoas curtiam a comodidade
    proporcionada pelos fornecedores: entregavam a droga em casa, sem a
    necessidade de inconvenientes viagens ao decaído mundo dos morros,
    vizinhos aos edifícios ricos do asfalto.
    Nem é preciso detalhar como essa simples relação econômica de mercado
    terminou. Onde há demanda, deve haver a necessária oferta. E assim,
    com tanta gente endinheirada disposta a cheirar ou injetar sua dose
    diária de cocaína, os pés-de-chinelo das favelas viraram barões das
    drogas.
    Há farta literatura mostrando como as conexões dos meliantes
    rastacuera, que só fumavam um baseado aqui e acolá, se tornaram
    senhores de um império, tomaram de assalto a mais linda cidade do país
    e agora cortam cabeças de quem ousa lhes cruzar o caminho e as exibem
    em bandejas, certos da impunidade.
    Qualquer mentecapto sabe que não pode persistir um sistema jurídico em
    que é proibida e reprimida a produção e venda da droga, porém seu
    consumo é, digamos assim, tolerado. São doentes os que consomem. Não
    sabem o que fazem. Não têm controle sobre seus atos. Destroem
    famílias, arrasam lares, destroçam futuros.
    Que a mídia, os artistas e os intelectuais que tanto se drogaram nas
    três últimas décadas venham a público assumir:
    “Eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro.”
    Façam um adesivo e preguem no vidro de seus Audis, BMWs e Mercedes!!!.

  5. Concordo Amanda. Na realidade o juiz de porta de cadeia quer enfraquecer Orlando Filho politiamente mas não vai conseguir. Orlando é o cara! Tem nome, prestígio e carisma. Bola pra frente Orlando Filho! Você é maior que tudo isso. Vai passar.

  6. Realmente o povo de Mardes estava na rua hoje cedo soltando fogos e até chamou Orlando de ladrão, inclusive tem uma lá que odeia Orlando porque o mesmo negou um onibus para ela ir pra Lapa em 2007, quem tem telhado de vidro não deve jogar pedra no telhado dos outros. Essa novela vai terminar mal muito mal. Agora que foi gasto um dinheiro em vão com esse passeio a Ilhéus hoje, ah isso foi. Uma bomba pra abafar uma outra bomba.

  7. O pior é que as entidades como ROTARY, MAÇONARIA, CDL, CÂMARA DE VEREADORES, POPULAÇÃO EM GERAL e demais segmentos da sociedade tem o poder de tirar este Juizinho da cidade, mas são omissas, entaum vamos buscar esta solução que Buerarema irá desenvolver.

  8. Cara, AMANDA, Orlando filho é o que de mais nojento existe na política dessa pobre cidade. Um sujeito que saiu do nada, conseguiu eleger-se prefeito, a população acreditou nas mentiras dele e daí esse canalha resolveu tornar-se liderança política, sabe-se lá acreditando ser líder, quando não passa de um fuleiro aproveitador. na verdade o final da deplorável carreira política desse infeliz está chegando. O povo de Buerarema vai conseguir apagá-lo da pobre história que esse miserável escreveu. cadeia para ele é pouco. ACORDA BUERAREMA! AVANTE HIGINO! PROVE QUE ORLANDO FILHO NÃO PASSA DE UMA POBRE AMEBA!

  9. Buerarema está uma verdadeira guerra política, quem está no poder ao invés de administrar a cidade fica se preocupando com a vida dos outros, será que voces não teriam rabo preso também? acho justo que a Polícia Federal investigue quem está errado, mas tem muita gente envolvida em sujeiras em nossa cidade, de comerciantes, tráficos de meninas, e dizem na cidade que até pedofilia por secretários da atual gestao, entao nao vamos soltar fogos comemorando a desgraça dos outros, pois o tiro certamente vai sair pela culatra. guerra é guerra!!!!!

  10. Amigos do Pimenta, concordo plenamente com o Orlando Filho,
    pois, eu como conhecedor de Direito, sei que, um Juiz tem q se manter imparcial em todos os sentidos e situações, ele jamais poderá ser tendencioso. Em Buerarema, existe de tudo um pouco, de perseguição à pessoas de bem à perseguição política. Quero aproveitar da oportunidade, para externar aqui os meus parabéns à este Blog que, a cada dia nos surpreende cada vez mais. Meus amigos, até quando teremos que suportar pessoas inescrupulósas assim em Buerarema? Até quando…?

  11. Sabemos que muita gente comprou votos em Buerarema!! E não é de hoje essa prática. Tem vereadores na atual gestão que só estão na câmara porque comprou votos…E eles Dr. Higino não vão depor?????Acho que BUERAREMA precisa passar a limpo essas histórias de corrupção e desmando!! Tá na hora de varrer todo lixo sujo, no executivo, no legislativo e no judiciário!!!
    Queremo uma cidade onde podemos viver em paz e sem sofrimento!!

  12. Pessoas de bem? Essa lista de pessoas foram pegas com santinhos de candidatos, dinheiro, lista de eleitores, escutas telefônicas. O juiz de Buerarema está bem munido com gravações entre os envolvidos, fazendo referência até com valores R$ altos para apoiar os candidatos. Mais ainda, Mingo Alejado dizendo que vai fazer boca de urna. Como desmentir agora? Fica difícil sr ex-prefeito que gerou caos em nossa cidade. Seu grupo faliu o municipio em dívidas e vc ainda admite que entrou contra o prefeito atual. Para que? Desestabilizar ainda mais a cidade, colocar um louco no poder, se beneficiar através dele por meio da frota de ônibus, empresa de lixo e nada acontecer na cidade para q vc em 2012 posse como o “bom”. Buerarema já te conhece e não quer mais essas manobras. Resultado se deu nas urnas novamente. Pode se desesperar q mais coisas irão acontecer principalmente para o sr q já tem contas rejeitadas. Esqueceu??? Mas é verdade, vc pode tudo e disse que vestiria saia se Mardes voltasse. Ele retornou e Buerarema está em paz, como desejou nas urnas em 2008. Fique sempre assim, à disposição da PF.

  13. O engraçado são “bloggueiros patéticos” auto-intitulados jornalistas fazendo 500 matérias dizendo que Orlando e demais foram presos e que amargam na cadeia em Ilheus, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mal sabem conduzir um blog patético e querem ser formadores de opiniões, esse site aqui sim é imparcial e faz juz ao termo blog-jornalistico pois mostra-se ético,imparcial e moral muito ao contrário de outros blogs mediocres internet afora.
    Outro fato curiosíssimo é que minutos depois como o proprio Orlando disse, haviam pessoas (proibidas por lei de fazer isso) soltando fogos comemorando como se estivesse em uma final de copa do mundo, fazendo isto pelo simples prazer de ver e querer o pior para um adversário político que para eles nada mais são do que inimigos públicos que devem ser exterminados.
    Esse tipo de pessoa é digna de pena pois ou está com o juizo atormentado ou gosta de chamar atenção para quem sabe alguma vez se sentir alguém no meio da multidão já que constantemente é a terceira pessoa depois de ninguém.
    Enfim que o processo seja julgado e que a justiça seja feita para os 2 lados da moeda,afinal pessoas mediocres e patéticas deveriam também ser penalizadas por total desrespeito com o ser-humano e com a população bueraremense que foi acordada com berros e fogos desnecessários.

  14. Eloisio meu caro quem tem 16 processos no site do TSE/TRE não é Orlando e PAREM COM ESSA HISTORIA DE “MARDES GANHOU NAS URNAS EM 2008” pq ele NÃO GANHOU, pois estava inelegível, fruto dos atos corruptos feitos em apenas 6 meses no poder em 2006.
    Tanto que pessoas que votaram no número 13 na época disseram que não aparecia a foto do candidato (corrupto e maléfico) e sim de figuras importantes da historia como D. Pedro II entre outros, já que para o Supremo Tribunal Eleitoral ele não era CANDIDATO pois encontrava-se (tal qual agora) sub-judice.
    E é por isso que Deus sempre interfere e não deixa este senhor governar a sofrida cidade por mais que alguns meses, pois alguem que lidera com rancor, ódio e sem apresso nenhum pela cidade não consegue se manter firme por muito tempo. E aguardem pois um dia ele cairá e nunca mais será eleito (na verdade ele nunca foi) , ha os puxa-sacos mardistas que dizem que nem Deus tira Mardes agora do poder, só devo lembrá-los que até Napoleão um dia caiu do cavalo quanto mais um prefeito corrupto e que 90% dos seus atos são de desrespeito,ódio e perseguição política para com os munícipes da nossa cidade.
    Aguardem que NADA DURA PARA SEMPRE.

  15. Vcs querem saber quem é este magistrado vão até ás cidades de Una e Itajuípe,por onde ele já passou,e vcs mesmo tirem suas croclusões…!!!Orlando Filho,sei que vc tem cartas na manga contra eles é hora de usalas.Não votaria mas em vc portantas vezes disse isto aí pela á cidade,mas depos de tudo que está acontecendo vou rever minha opnião e possívelmente votarei em vc ou em quem vc apoiar.Vejo que vc tem de usar a frase de Zagalo,eles terão de lhe engulir…kkkkkkkkk

  16. Oi gente, aqui quem fala é ELOISIO FARIAS, que foi candidato a Deputado Estadual por Buerareama.
    Primeiro quero dizer que o Eloisio que escreveu o comentário acima, não fui eu, mesmo porque não tenho nada a declarar sobre o fato, pois quem vai dizer o certo e o errado é a justiça, única competente para fazer tal julgamento.
    A única coisa que desejo e sonho todos os dias, é que Buerarema saia dessa situação deplorável que se encontra no momento. Tenho certeza que DEUS nos concederá essa graça muito em breve.

  17. fALOU E DISSE MEU CARO,ALOISIO:Jente vcs não deve sair por aí agredindo ás pessoas que se dizem serem,pos é muito facio se intitulare por qualquer nome aquir.Tenha cuidado não caiam na besteira de algum indiota.Explesse suas versões e deixe que o outro fale o que quiser.O que eu sei é que com estas peserguições o SrºOrlando Filho;só sai é mas forte desta,se pensão que irão destruir-lo estão totalmente enganados…Um dia vcs verão que tenho rasão.O serto é que,Orlando Filho saio como ruím mas á verdade é que ele já está fazendo faltas!!

  18. NÃO FOI Á TOA QUE A EMPRESÁRIA MISTERIOSA ENTROU NA GUERRA!
    As cobras agora vão ter que engolir o próprio veneno! Muita gente que se diz de bem, ajudou Orlando Filho a destruir o patrimônio de Buerarema e agora estão sendo obrigadas a corrigir este grande erro. Uma comentarista, disse uma verdade: muitos estão de rabo preso com o ex-prefeito malfazejo; porém se Orlando abrir a boca e soltar esta verdade, o caldo ficará ainda mais quente e ele poderá pegar uma prisão prolongada.
    Temos conhecimento de todos os atos ilícitos, praticados em Buerarema:fraude de resultados eleitorais, desvio de verbas, abuso de poder. Deixar o funcionário sem salário, é um assalto á mão armada; como que Orlando Filho pode se dizer melhor que os bandidos que foram liberados do presídio de Buerarema?
    É muito fácil prejudicar pessoas que não possuem uma defesa garantida. Porém não será nada fácil se livrar de nós; tomem bastante suco de maracujá, daqui para frente terão que colher os frutos das sementes que plantaram.

  19. “Rastreando”, concordo plenamente com você… e mais: Buererema precisa descartar essa podridão política que aí se encontram, ambos os lados, pois ambas as facções, que só degradam o nome dos bons cidadãos que aí viveram e vivem, só visam seus próprios interesses… Sugiro “rastrearmos” as declarações de rendas de todos os políticos dessa cidade e compararmos com seus atuais patrimônios… Pasmem, com certeza vocês verão onde foram aplicados os investimentos que a cidade tanto necessitava…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *